terça-feira, 14 de julho de 2015

Cachorros Sonham?

 

Será que os cachorros sonham da mesma maneira que as pessoas? Dormir é muito importante para que os cachorros possam descansar e permitir que seu corpo recupere sua energia fazendo com que seu sistema imunológico funcione adequadamente. Durante o sono os cães permitem que o metabolismo de seu corpo se regularize fazendo com que o sistema nervoso funcione de forma correta. Mas durante o momento de descanso é possível reparar que os cachorros apresentam muita atividade cerebral e demonstram que estão tendo sonhos muitas vezes agitados, que se confundem com pesadelos. Será que isso é sonho? Será que os cachorros também sofrem com pesadelos assim como nós? 

Os cães dormem bastante, filhotes dormem ainda mais que os adultos. Um cão costuma dormir em torno de 9 horas por dia, e em geral, se tudo estiver calmo e silencioso podem dormir com facilidade por horas e horas.

Cães têm sonhos parecidos com os nossos

De fato, podemos afirmar que nossos cães sonham como nós e aparentemente os sonhos dos cachorros são muito semelhantes aos nossos.
Muitas pessoas afirmam que seus cachorros sonham constantemente. A maioria dos proprietários de cães que convivem com eles enquanto estão dormindo
percebem que durante vários momentos do sono, seus cães demonstram fisicamente que estão sonhando, ao tremer e exibir contrações musculares das patas e face. Alguns cachorros podem até mesmo rosnar ou brigar com algum ser imaginário criado pelo seu sonho, dando a impressão de que estão sonhando com alguma situação ou alguém.
A estrutura cerebral canina é muito semelhante a nossa, durante o sono os padrões das ondas cerebrais dos cachorros também são semelhantes ao das pessoas, portanto, não é de se admirar que durante o sono eles passam pelas mesmas etapas de atividades elétricas que são observados nos seres humanos. O que nos faz chegar a uma conclusão bastante obvia de que sim, os cachorros sonham.
Estudos recentes realizados pelos pesquisadores Matthew Wilson e Kenway Louie no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, avaliaram os estágios do sono dos ratos, que possuem uma estrutura cerebral muito mais simples do que a dos cães. O estudo comprovou que o cérebro dos ratos funciona enquanto estão dormindo de uma forma que sugere que estão sonhando. Com as pessoas, a maior parte do sonho está de alguma forma associada às atividades que aquela pessoa teve em seu dia. O mesmo parece ocorrer com os ratos. Ou seja, se um rato correu por um labirinto complexo durante seu dia, é bastante provável que ele venha a sonhar com esta situação durante o sono.
Se observou que as experiências vivenciadas no labirinto quando o rato estava acordado, foram armazenadas como padrões elétricos no hipocampo (hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro, considerada a principal sede da memória e importante componente do sistema límbico.). Os pesquisadores concluíram que alguns desses padrões elétricos específicos, puderam ser facilmente identificados, dependendo do que o rato estava fazendo, no momento em que o rato estava dormindo e suas ondas cerebrais indicaram que haviam entrado no estágio REM, o mesmo estágio em que as pessoas normalmente sonham, os mesmos padrões de ondas cerebrais apareceram. Curiosamente, os padrões elétricos se mostraram tão claros e específicos que os pesquisadores tiveram a capacidade de dizer em qual parte do labirinto o rato estaria se fosse acordado, se ele estaria parado ou em movimento. Wilson descreveu os resultados de sua descoberta com cautela, dizendo:

O rato está, certamente, recordando memórias de eventos que aconteceram durante o estado de vigília, e ele está fazendo isso durante o sono através de sonhos e isso é exatamente o que acontece com as pessoas quando eles sonham.


fonte: blogdocachorro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário