sexta-feira, 28 de agosto de 2015

5 dicas para proteger seus animais do frio

Diminuir os banhos e aumentar a quantidade de ração estão entre as sugestões da World Animal Protection



O clima afeta a todos. Apesar de possuírem pelos, os animais também sofrem com as baixas temperaturas, com o vento e com a queda na umidade relativa do ar.
Em dias frios ou durante o inverno, cães e gatos ficam suscetíveis a doenças como gripe, resfriado e problemas respiratórios ou osteoarticulares. Por isso, é importante manter seu animal de estimação aquecido.
Siga as recomendações da ONG World Animal Protection:

1) Ofereça abrigo e cobertores
Se o seu animal vive fora, no quintal, procure abrigá-lo em uma casinha de tamanho apropriado e aquecê-lo com roupinhas e cobertores. Especialmente durante a noite! A casinha deve ser colocada em um local livre de chuva e de correntes de ar.
Caso o animal não possua uma casinha fechada, deve-se ao menos oferecer um local forrado com jornal ou papelão, com mantas e cobertores que ajudem a isolá-lo do chão frio. O animal nunca deve ficar ao relento ou em contato com chuva ou vento: assim como uma criança ou um idoso, os cães e gatos podem adoecer nessas condições.
2) Dê mais roupas e menos banho
Além de oferecer proteção, evite banhos frequentes nesta época. E no caso de cães e gatos peludos, procure não tosar, pois o pelo ajuda o animal a se proteger do frio. Se o seu animal já estiver acostumado ou se tiver o pelo muito curto, vista roupinhas e capas. Só não se esqueça do conforto: nunca use roupas ou acessórios que restrinjam o movimento ou a respiração do pet. E por último, tente não passear nos horários mais frios ou quando há garoa ou chuva.

3) Capriche na tigela
No inverno e durante as frentes frias, os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e por isso necessitam de um aporte maior na alimentação. Para a alegria dos comilões, os donos podem aumentar a quantidade de ração ou de alimento entre 10 e 20%, dependendo do animal. Estar bem alimentado e com as vacinas em dia também é muito importante para evitar as gripes e as doenças virais.
4) Fique de olho nas vacinas
Os gatos devem estar com a vacina tríplice em dia e os cães com a vacina V8. Se for um cão filhote, idoso ou que more com muitos outros cães, procure vacinas especificas para gripe canina, que protegem contra o Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina e a Bordetella bronchiseptica.

5) Doe, doe, doe
As campanhas do agasalho são importantes tanto para nós, quanto para os animais desamparados. Procure uma em sua região! Separe as roupinhas que já não cabem mais no seu pet, antigas camas e casinhas. Cobertores também são bem-vindos. Se não encontrar uma campanha de arrecadação, vá aos abrigos e lares provisórios: você certamente será recebido de rabos abanando.
Siga a World Animal Protection no Facebook e TwitterAjude a mover o mundo para proteger os animais.



fonte: catraca livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário